Rua da Cidadania
Quando fui à reunião da consulta para o orçamento 2009, procurei um local para estacionar a bicicleta. Num corredor indicado por um guarda municipal não tinha como prender a bicicleta na tela metálica. Achei uma escada que levava a uma garagem. Procurando um local para deixar a bicicleta, fui abordado por um guarda municipal - super bem educado, pedindo desculpas – mas esclarecendo ser proibido a guarda de bicicleta naquele local. Nem discuti, fui procurar outro canto.
Perguntei no 156 qual o fundamento legal ou regulamentar para a proibição de estacionar bicicletas no local.
Primeira resposta do 156:
INFORMAMOS QUE A GARAGEM DA RUA DA CIDADANIA DA MATRIZ, É UM ESTACIONAMENTO COMERCIAL, DESTINADO A ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, SENDO PROIBIDO O ESTACIONAMENTO DE MOTOS E "BICICLETES", NO LOCAL, POR QUESTÃO DE SEGURANÇA E CONTROLE.
Perguntei qual era a empresa responsável e quais as questões de segurança e controle nesse caso.
Segunda resposta:
1- O ESTACIONAMENTO É UM EMPREENDIMENTO COMERCIAL, DE PROPRIEDADE DA URBS,
2- A GUARDA MUNICIPAL INSTALADA NO LOCAL, É RESPONSÁVEL PELA SEGURANÇA DA REGIONAL MATRIZ E DO MERCADO CENTRAL DA RUA DA CIDADANIA,
3- A DETERMINAÇÃO DA PROIBIÇÃO É DA URBS,
4- CONTROLE - É PORQUE NÃO TEMOS CONDIÇÕES DO CONTROLE DE ACESSO PARA BICILETES E MOTOS,
5- SEGURANÇA É PARA O PRÓPRIO CICLISTA, POIS O ESTACIONAMENTO ALÉM DA ENTRADA PRINCIPAL, POR ONDE OS VEÍCULOS ENTRAM E SAEM, O ESTACIONAMENTO POSSUI MAIS TRÊ ACESSOS PARA PEDESTRES, POR ONDE FACILMENTE PODERIA SE SAIR EMPURRANDO UMA BICICLETA.
Resolvi parar por aí mesmo.
Lendo com mais cuidado a resposta, percebi que está implícito o preconceito contra o ciclista. A guarda municipal, como “responsável pela segurança da regional matriz e do mercado central da rua da cidadania”, não se preocupa com o ciclista ou a bicicleta, mas
contra ele. Cabecinha bem ruim a desse pessoal da URBS. Acho uma discriminação inaceitável para uma empresa que presta serviços ao público, distinguindo onde não poderia distinguir.
Continuo achando que vale uma passada da bicicletada por lá.