Resultado da Pesquisa do IPPUC

Notícias que saíram ou não na mídia sobre as bicicletas.

Atenção, aberto apenas para relatar os fatos e comentários a respeito do mesmo. Caso comece a ser planejada alguma ação por favor utilize o forum de cicloativismo para definir o que vai ser feito.

Não se esqueça de informar a fonte, a data e, se houver, o link.

Resultado da Pesquisa do IPPUC

Mensagempor meandros em Seg 01 Set 2008 00:04

Deu na Gazeta o resultado daquela pesquisa do IPPUC (que alguns da lista chegaram até a responder) sobre o uso de bicicletas na cidade.

"Bicicleta é bem mais do que uma opção de lazer":
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/v ... o-de-lazer

É alguma coisa, depois de mais de 10 anos sem qualquer dado oficial sobre o modal. Vejamos.

Conforme o estudo, durante os dias de semana, o número de pessoas que usa a ‘magrela’ para trabalhar corresponde a 86% dos ciclistas da cidade. Apenas 6% pedalam somente por lazer

Se este estudo realmente orientar a construção de novas ciclovias/ciclofaixas conforme promete o IPPUC, espero que entendam de uma vez por todas que as pessoas não moram no parque São Lourenço e trabalham no Bosque do Papa. E criem estrutura cicloviária para quem realmente usa a bicicleta.

Ao todo, foram ouvidos 2.825 usuários de bicicleta de Curitiba e região metropolitana. A economia e a rapidez são apontadas como as razões para o uso deste meio de transporte por 73% dos ciclistas ouvidos. Só 9% optaram pela bicicleta para manter a saúde e 2% pela preocupação com o meio ambiente.

O tamanho da amostra parece bom. Não sei como foi feita esta amostragem, em que lugar os pesquisadores se posicionaram, mas me pareceu adequada também.

Estes são os dados. O tom da reportagem da Gazeta (de certo modo embasado pelos dados) é de que a bicicleta é coisa de trabalhador pobre da periferia da cidade. O duro agora é alguém querer ouvir nós pobre coitados...
meandros

Data de registro: Ter 08 Jan 2008 20:35

Re: Resultado da Pesquisa do IPPUC

Mensagempor PauloR2 em Seg 01 Set 2008 10:44

Tive essa impressão também, principalmente pelos dados da escolaridade. Mas se observarmos com cuidado, quase 10% está cursando ou já completou o curso superior.

Eu fui abordado 3 vezes, porém respondi uma única vez o questionário. Os locais foram: ciclovia do Barigui (logo depois da entrada do cemitério), na ciclovia da Rodoviária e na Mateus Leme.
Paulo Roberto Rodachinski
PauloR2

Data de registro: Dom 30 Mar 2008 22:29

Mensagempor Gunnar em Seg 01 Set 2008 11:37

Eu não uso ciclovia, então dificilmente seria abordado.

Mas gostei dos resultados.

Espero que sirvam para começar a abrir os olhos dos nossos queridos governantes.

Meu medo é que a solução deles seja construir mais ciclovias (ou calçado-vias) e comecem a forçar os ciclistas a usá-las. Porque daí eu vou pra cadeia.
Gunnar

Data de registro: Qua 13 Fev 2008 14:07

Mensagempor Luis Patricio em Seg 01 Set 2008 19:06

Não foi só nas ciclovias. Eu até fiquei surpreso qdo alguns amigos me disseram q foram abordados na canaleta e em ruas sem ciclovias...
Luis Patricio
Administrador

Data de registro: Dom 16 Dez 2007 02:49

Mensagempor lgalicki em Seg 01 Set 2008 19:36

Gunnar escreveu:Eu não uso ciclovia, então dificilmente seria abordado.

Mas gostei dos resultados.

Espero que sirvam para começar a abrir os olhos dos nossos queridos governantes.

Meu medo é que a solução deles seja construir mais ciclovias (ou calçado-vias) e comecem a forçar os ciclistas a usá-las. Porque daí eu vou pra cadeia.

Faço minhas as palavras do Gunnar. Meio que desvirtuando a discussão mas... precisavam colocar logo a foto de uma bike trafegando pela calçada!?

Um abraço,
Luciano.
lgalicki

Data de registro: Qua 14 Mai 2008 19:07

Mensagempor Thiago Caetano em Seg 01 Set 2008 19:58

Interessante o resultado, mostra que a grande maioria usa a bicicleta por ser barato mesmo. Eu faço parte dos 2% por consciência ecológica como principal razão, mas todas as outras opções incluindo saúde e trânsito também faz parte da minha opção.

Acho que é muito difícil fazer aquele que usa o carro passar a andar de ônibus, muito mais difícil ainda é fazer ele largar o carro para andar de bicicleta. Essa pesquisa creio que pouco irá contribuir para melhorias.

A gente tinha que conseguir bolar um projeto de lei que obrigasse a todos os funcionários públicos, incluindo o prefeito, que fossem obrigados a irem trabalhar de bicicleta ou de transporte público, só assim haveria melhoras.
Um carro a menos.
Thiago Caetano

Data de registro: Ter 18 Dez 2007 11:30

Mensagempor Elizeu Greber Filho em Seg 01 Set 2008 21:36

AE Leandro! Xeroquei a tua notícia. Hehehe
Elizeu Greber Filho

Data de registro: Qua 09 Jan 2008 19:23

Mensagempor Tássia Arouche em Dom 07 Set 2008 11:45

Leandro Kruszielski escreveu:O tom da reportagem da Gazeta (de certo modo embasado pelos dados) é de que a bicicleta é coisa de trabalhador pobre da periferia da cidade. O duro agora é alguém querer ouvir nós pobre coitados...

Mas eu acho q é isso mesmo. A maioria das pessoas que usa bicicleta é trabalhador pobre da periferia da cidade. Não são apenas eles, mas é maioria sim. Por isso eu acho q seria importante um trabalho com esse pessoal, de educação no trânsito e conscientização sobre a importância do uso da bicicleta como meio de transporte. Porque se eles algum dia tiverem a oportunidade de trocar a bicicleta pelo carro...

E sobre ouvir nós pobres coitados... Acho que o mais difícil, bem mais difícil, é alguém ouvir eles, pobres coitados.
Tássia Arouche

Data de registro: Dom 16 Dez 2007 11:52

Mensagempor meandros em Qui 11 Set 2008 21:16

Bom, a minha frase acima não era para ter um tom pejorativo, apenas como uma vaga ironia. Não me importo (muito pelo contrário!) de engrossar as fileiras de bicicleta dos trabalhadores da periferia deste país. O que ocorre é que historicamente são ouvidos apenas quando fazem muito barulho.

E a proposta da bicicletada é essa, fazer um pouco de barulho. No entanto, sejamos sinceros, nosso movimento é tipicamente de classe média. Claro que não nenhum é nenhum bike night, mas os participantes dos encontros mensais do último sábado do mês em sua grande maioria não usam barra-forte como deslocamento diário. Ás vezes até aparece alguém caracterizado com chapéu de palha e/ou sandálias havaianas, mas é mais como um simulacro do que como uma realidade. Para discutir aqui no fórum, por exemplo, o mínimo necessário é ter um computador ou tempo e dinheiro para dispensar em uma lan house.

Tenho a impressão que na medida em que o financiamento de carros tem ficado mais fácil, as classes sociais mais baixas tem deixado a bicicleta em favor do automóvel, bem de consumo sempre desejado a partir da maciço marketing em torno dele que bem conhecemos. Penso que boa parte da reclamação do famoso caos no trânsito é uma indignação das classes mais altas em deixarem os pobres terem seus automóveis.

No entanto devemos realizar um esforço de envolver todo mundo. Por necessidade (ou "por precisão" para ser mais coloquial) ou por consciência, usar a bicicleta deve ser celebrado. E que no nosso barulho esteja incluído todo mundo, inclusive a voz dos que geralmente não são ouvidos.
meandros

Data de registro: Ter 08 Jan 2008 20:35

Mensagempor Luis Patricio em Sex 12 Set 2008 13:01

Por essas e por outras q eu acho que a gente deveria fazer umas bicicletadas regionais. Onde temmuita gente que usa e/ou precisa usar bicicleta.
Luis Patricio
Administrador

Mensagempor fabs+ em Sex 12 Set 2008 16:44

Concordo contigo, Luis. Acho também que a sensibilização tem de envolver não somente poderes aquisitivos diferentes, mas também idades diferentes, que não só a faixa etária dos que tem de se vacinar contra a rubéola.
Fabianne Balvedi
GNU/Linux User #286985
http://fabs.tk
fabs+

Data de registro: Qui 17 Abr 2008 21:18

Mensagempor Luis Patricio em Sex 12 Set 2008 17:16

Isso a gente já tá conseguindo aos poucos. Tem cada vez mais criança na bicicletada. Na ultima tinha pelo menos uns 8 sujeitos com menos de 7 anos, alguns adolescentes e uma turma de cabelo branca tambem
Luis Patricio
Administrador

Mensagempor fabs+ em Sex 12 Set 2008 17:26

que felicidade saber disso! :)
não estiver presente na última bicicletada,
mas espero que nas próximas aconteça o mesmo,
senão melhor :D
Fabianne Balvedi
GNU/Linux User #286985
http://fabs.tk