manual para compra de bicicleta usada

Espaço para divulgação de informações de utilidade pública. É um espaço para ser utilizado para pedidos e informações.

manual para compra de bicicleta usada

Mensagempor ie dos santos em Ter 12 Jan 2010 13:47

salve galera!

estou comprando uma bicicleta usada e me deparei com dois grandes dilemas e uma outra questão:

1) como se certificar que a bicicleta não é roubada no caso do proprietário não ter nota;

2) vale a pena comprar uma bicicleta usada entre a relação: economia no preço x gasto com manutenção e troca de peças;

3) como avaliar o estado de conservação das peças.

Pensando nisso eu resolvi levantar esse tópico pra galera mais experiente colocar dicas importantes e quem sabe a gente pode construir coletivamente um "manual para compra de bicicleta usada".

Nessa minha empreitada, que está se revelando bem árdua, estou seguindo dicas que pesquei aqui e em outros foruns: já consultei o cadastro nacional de bikes roubadas, passei a madrugada pesquisando sobre "bicicletas roubadas curitiba" no google pra ver se achava algum relato citando a bike, tbm pesquisei preços de bikes novas para fazer comparação de custo benefício e tals.

Aí pensei numa outra medida, que servirá para intimidar, punir e desestimular o vendedor caso ele não seja realmente o proprietário. Acabei de redigir uma "Declaração de propriedade e procedência de bem material, na ausência de nota fiscal, como garantia ao comprador em transação de venda".

vou colar aqui o texto da declaração:
______________________________________________________________________________________________________

Eu ....................................................................................
portador do RG................... e CPF................................ , residente
à Rua ............................................................................ nº........ bairro............ , no município de .................... uf ....... , declaro ser proprietário do bem .................................................................. .................................................................................................................................................................................................................................................................... há ............... meses.

Sendo assim, assumo as responsabilidades legais quanto à procedência do mesmo e usufruo de meus direitos como proprietário vendendo este bem e transferindo sua propriedade ao comprador ............................................................................... pela quantia de ................ reais.

Me comprometo, através deste termo, a responder legalmente e também a ressarcir o comprador caso seja verificada uma procedência ilícita do bem material em questão.

Tendo como testemunhas ....................................................
e .................................................................... , firmo o presente termo.

______________________ _____________________
assinatura proprietário assinatura comprador

______________________ _____________________
testemunha 1 testemunha 2

Curitiba, .... de .......... de 2010

______________________________________________________________________________________________________

Acho que essa medida pode servir para desencorajar os larápios, se for exigido pelo comprador que a declaração tenha firma recohecida em cartório. Esse modelo de declaração já seria um belo anexo ao manual.. rsrs

Acredito que as contribuições que cada um pode dar aqui podem gerar um belo material para orientar quem está buscando comprar uma magrela usada, tanto em relação às três questões que eu levantei no começo quanto a tantas outras que vão surgir com certeza.

Abraço galera!
"Quem tem bike vai à Roma!"
ie dos santos

Data de registro: Qui 07 Jan 2010 22:37

Re: manual para compra de bicicleta usada

Mensagempor oeduardocooper em Ter 12 Jan 2010 19:21

Interessante sua proposta!

Porém, teria este documento algum valor legal?
Fotografia e Webdesign
http://www.eduardocooper.com
oeduardocooper

Data de registro: Qua 04 Nov 2009 20:03

Mensagempor ie dos santos em Ter 12 Jan 2010 19:29

Oi eduardo, tendo a firma reconhecida acredito que seja suficiente para incriminar e punir a pessoa que comercializar algum produto roubado.
ie dos santos

Mensagempor luizfilho em Ter 12 Jan 2010 20:02

Essa é uma boa idéia mesmo.

Ontem pensando no cara que teve a bike roubada no extra, pensei se não seria legal criar um banco de dados online como uma forma de identificar bicicletas roubadas, com um chassi. (não sei se já existe algo do gênero)
luizfilho

Data de registro: Dom 10 Jan 2010 21:43

Mensagempor ie dos santos em Ter 12 Jan 2010 22:13

Oi Luiz, tem um cadastro nacional destinado às bicicletas roubadas, mas pelo que pude perceber ele ainda é pouco conhecido e sua ferramentas de busca me pareceram um tanto limitadas, mas é o que temos e seria legal se todos que tivessem sua bicicleta roubada conhecessem esse cadastro e fizessem o registro, isso ajudaria muito na recuperação das mesmas e tbm auxiliaria quem fosse comprar uma bicicleta usada a evitar entrar numa roubada e ainda por cima poder denunciar.

segue aí o endereço, http://www.pedal.com.br/roubos/roubos.asp

além de uns outros sites que destinam algum espaço pra relatos de bikes roubadas, como por exemplo o próprio forum da bicicletada e este outro que encontrei http://www.dhbrasil.com.br/forum/index. ... opic=26542
ie dos santos

Mensagempor luizfilho em Ter 12 Jan 2010 22:56

Opa, Vlw!! ^^

Mas com exceção das bikes mais fodasticas ou que possuem diferencial, como eu posso provar que uma bicicleta comum é minha??
luizfilho

Data de registro: Dom 10 Jan 2010 21:43

Mensagempor ie dos santos em Dom 17 Jan 2010 12:55

Oi luis, cara no tópico de ocorrências a galera tem dado várias dicas de como "marcar" sua bike independente de ela ser super foda ou não. É bem legal tem umas dicas do tipo colocar uma foto sua dentro do quadro da bike no canote do selin.. e por aí vai.

Desculpa eu não saber direto o link pra te mandar mas dá uma procurada por lá que vc vai achar além disso outras coisas muito interessantes.

Abraço!
ie dos santos

Mensagempor filipefs em Seg 18 Jan 2010 22:19

Convém sempre anotar o numero de série do quadro da bike, praticamente toda bike tem... no caso da minha, fica proximo ao pedivela, em outras bikes pode variar, mas é algo importante de se saber no caso de ter a bike roubada...
filipefs

Data de registro: Ter 06 Jan 2009 08:20

Retornar para Utilidade pública