salve galera!
estou comprando uma bicicleta usada e me deparei com dois grandes dilemas e uma outra questão:
1) como se certificar que a bicicleta não é roubada no caso do proprietário não ter nota;
2) vale a pena comprar uma bicicleta usada entre a relação: economia no preço x gasto com manutenção e troca de peças;
3) como avaliar o estado de conservação das peças.
Pensando nisso eu resolvi levantar esse tópico pra galera mais experiente colocar dicas importantes e quem sabe a gente pode construir coletivamente um "manual para compra de bicicleta usada".
Nessa minha empreitada, que está se revelando bem árdua, estou seguindo dicas que pesquei aqui e em outros foruns: já consultei o cadastro nacional de bikes roubadas, passei a madrugada pesquisando sobre "bicicletas roubadas curitiba" no google pra ver se achava algum relato citando a bike, tbm pesquisei preços de bikes novas para fazer comparação de custo benefício e tals.
Aí pensei numa outra medida, que servirá para intimidar, punir e desestimular o vendedor caso ele não seja realmente o proprietário. Acabei de redigir uma "Declaração de propriedade e procedência de bem material, na ausência de nota fiscal, como garantia ao comprador em transação de venda".
vou colar aqui o texto da declaração:
______________________________________________________________________________________________________
Eu ....................................................................................
portador do RG................... e CPF................................ , residente
à Rua ............................................................................ nº........ bairro............ , no município de .................... uf ....... , declaro ser proprietário do bem .................................................................. .................................................................................................................................................................................................................................................................... há ............... meses.
Sendo assim, assumo as responsabilidades legais quanto à procedência do mesmo e usufruo de meus direitos como proprietário vendendo este bem e transferindo sua propriedade ao comprador ............................................................................... pela quantia de ................ reais.
Me comprometo, através deste termo, a responder legalmente e também a ressarcir o comprador caso seja verificada uma procedência ilícita do bem material em questão.
Tendo como testemunhas ....................................................
e .................................................................... , firmo o presente termo.
______________________ _____________________
assinatura proprietário assinatura comprador
______________________ _____________________
testemunha 1 testemunha 2
Curitiba, .... de .......... de 2010
______________________________________________________________________________________________________
Acho que essa medida pode servir para desencorajar os larápios, se for exigido pelo comprador que a declaração tenha firma recohecida em cartório. Esse modelo de declaração já seria um belo anexo ao manual.. rsrs
Acredito que as contribuições que cada um pode dar aqui podem gerar um belo material para orientar quem está buscando comprar uma magrela usada, tanto em relação às três questões que eu levantei no começo quanto a tantas outras que vão surgir com certeza.
Abraço galera!